sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Última parte do I Edubasc começou, nesta quinta-feira (27), com apresentações musicais e discussão sobre prática docente



A última etapa do I Edubasc começou nesta quinta-feira (27), no campus Salgueiro do IF Sertão-PE, com apresentações musicais e palestra sobre os desafios do ensino de Línguas. Batizado de Semana de Linguagens em Relação, o evento continua nos dias 28 e 29 de novembro com palestras, oficinas e minicursos sobre novas tecnologias na educação e práticas inclusivas.
A solenidade de abertura  reuniu professores da região e estudantes de licenciatura. Houve apresentação da banda Rock Pop Federal, composta por alunos do campus Salgueiro, e palestra das professoras Kélvya Freitas e Aparecida Barros.
Com o tema “documentos governamentais: uma reflexão sobre suas orientações”, a primeira palestra da noite tratou das mudanças provocadas no ensino de Línguas com a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). “Até a edição da LDB, a didática de ensino era baseada na memorização de conceitos isolados. Este documento veio dizer que a Linguagem tem que ser ensinada a partir da construção de sentido, do contexto social, para que o aluno saiba de fato por quê precisa aprender aquilo. É uma prática difícil de ser aplicada em todas as aulas, mas é necessária para tornar o aprendizado eficiente”, explicou Kélvya Freitas.
Em seguida, a professora Aparecida Barros debateu os desafios do ensino de Línguas, dentro deste novo modelo educacional proposto pela LDB. “Como professores, nós precisamos aproximar o conhecimento científico da realidade do aluno, para que ele possa desenvolver competências e formar-se enquanto sujeito crítico. Uma maneira de fazer isto é trabalhar músicas, filmes, textos de diferentes gêneros, e não apenas a gramática pura, pois o aluno terá condições de compreender, de fato, a sua Língua e tornar-se poliglota em seu universo”, afirmou.
Nesta sexta-feira, a programação segue das 8h às 17h, e no sábado, até o meio-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve entraremos em contato.