sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Segundo dia de Edubasc discute o ensino e a pesquisa na área de Astronomia

Francisco Nobre (IFPB) falou sobre a história da Astronomia
Dando sequência à programação da Semana de Ciências, que compõe a primeira parte do Edubasc, a terça-feira (13) teve uma programação voltada para as discussões sobre o ensino e a pesquisa da Astronomia. O campus Salgueiro do IF Sertão-PE recebeu os professores Allan Caldas, José Rodrigues e Paulo Vamperto, da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e Alysson Macário e Francisco Nobre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Responsável pela palestra de abertura da manhã, o professor Francisco Nobre fez uma análise da história da Astronomia, desde a Antiguidade, passando pelos registros de estudos indígenas, até as descobertas mais recentes da área. Ele mostrou aos presentes os registros de observações astronômicas conservados em sítios arqueológicos como o da Chapada Diamantina, na Bahia, e o de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Ao longo do dia, o público participou de oficinas de química experimental, confecção de lâminas de cebola e construção de lunetas com materiais caseiros. À noite houve observações com o telescópio da Apa, trazido especialmente para o evento. Nesta sexta-feira (14), no último dia da Semana de Ciências, amantes da astronomia vão poder observar novamente diversas estrelas e corpos celestes, a partir das 19h, no campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve entraremos em contato.