sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Apaixonado por Astronomia, menino de 12 anos participa do I Edubasc

Gealyson descobriu a paixão por Astronomia aos 6 anos
As discussões sobre Astronomia que compuseram a programação da primeira semana do Encontro de Educação Básica do Sertão Central (Edubasc) atraíram um público inusitado ao campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Com apenas 12 anos, o salgueirense Gealyson José foi o participante mais jovem e mais entusiasmado do evento, que terminou nesta sexta-feira (14).
Apaixonado por Astronomia desde os seis anos, quando viu pela primeira vez uma imagem do Sistema Solar, Gealyson tem costume de montar foguetes simples, em casa, com os materiais comprados pela mãe, a artesã Joelma Santos. Quando soube que haveria uma oficina de construção de foguetes no Edubasc, o menino logo se inscreveu, mesmo sabendo que o evento era direcionado a professores e estudantes bem mais velhos.
“Desde pequeno ele desenha planetas e foguetes. Quando viu um cartaz do Sistema Solar pela primeira vez, ainda estava na Alfabetização, e acabou fazendo a professora preparar uma aula sobre o tema, mesmo não sendo próprio da grade curricular da turma”, disse Joelma. Ao lado do filho, ela também acompanhou as atividades do I Edubasc, desde as palestras sobre o adorado Sistema Solar até as oficinas de construção de lunetas e foguetes.
“Adoro Astronomia. Quando estou em casa, pesquiso documentários sobre o tema na internet, gosto de ler sobre o Sistema Solar, mas nunca tinha participado de um evento como esse. Vim porque aqui poderia aprender mais. Participei de todas as oficinas de foguetes e até ganhei uma luneta”, comemorou Gealyson.
Para o professor do campus Salgueiro e um dos organizadores do Edubasc, Getúlio Paiva, a presença de um participante tão jovem e já tão interessado no estudo de Ciências é um estímulo à realização de mais eventos no futuro. “É admirável e motivante, pois essa vontade que ele tem de aprender é rara nas crianças, hoje. Nos dá ânimo para fazer mais eventos como esse, aproximando a comunidade do campus e da Ciência, e quem sabe, incentivando outros jovens a também gostarem do assunto”, destacou.

A primeira parte do Edubasc, realizada de 12 a 14 de novembro, teve como foco o ensino de Ciências, abordando temas atuais relacionados à Matemática, Física, Química e Biologia, que podem ser trabalhados de forma mais atrativa na sala de aula. Nas próximas quinta (20) e sexta-feiras (21), o Encontro vai trabalhar a questão da diversidade étnico-racial e o ensino de culturas indígena e quilombola nas escolas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site, gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve entraremos em contato.