A necessidade de repensar o
modelo tradicional de ensino, substituindo o uso de fórmulas pela contextualização
de problemas que envolvem as diversas áreas da Ciência, foi o destaque da palestra
de abertura do I Encontro da Educação Básica do Sertão Central (Edubasc), que
começou nesta quarta-feira (12), no campus Salgueiro do IF Sertão-PE.
A discussão foi conduzida pelo
professor convidado da Universidade Estadual da Paraíba, Roger Huanca.
Especialista em formação docente, ele falou sobre a importância de aproximar o
conhecimento científico da realidade utilizando o método de modelagem
matemática.
“É uma técnica que vem sendo
amplamente utilizada na Europa e consiste na contextualização do ensino através
do uso de problemas cotidianos, pois o aluno precisa entender para que servem
os conceitos da Física, da Química, da Matemática, ao invés de ficar somente
memorizando fórmulas. Ser professor é mais do que ensinar a fazer contas, é fazer
o aluno entender a conexão entre a Ciência e o mundo em que ele vive”, explicou.
O uso da modelagem como técnica
de ensino é o tema de minicurso que será ministrado na sexta-feira (14), às 15h
e às 17h, pelo professor do campus Salgueiro, Rônero Domingos. Interessados em participar, que ainda não tenham se inscrito para o evento, podem fazê-lo aqui no blog até amanhã (13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve entraremos em contato.