quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Palestra de abertura do Edubasc propõe modelos de ensino mais dinâmicos e relacionados ao contexto social

A necessidade de repensar o modelo tradicional de ensino, substituindo o uso de fórmulas pela contextualização de problemas que envolvem as diversas áreas da Ciência, foi o destaque da palestra de abertura do I Encontro da Educação Básica do Sertão Central (Edubasc), que começou nesta quarta-feira (12), no campus Salgueiro do IF Sertão-PE.
A discussão foi conduzida pelo professor convidado da Universidade Estadual da Paraíba, Roger Huanca. Especialista em formação docente, ele falou sobre a importância de aproximar o conhecimento científico da realidade utilizando o método de modelagem matemática.
“É uma técnica que vem sendo amplamente utilizada na Europa e consiste na contextualização do ensino através do uso de problemas cotidianos, pois o aluno precisa entender para que servem os conceitos da Física, da Química, da Matemática, ao invés de ficar somente memorizando fórmulas. Ser professor é mais do que ensinar a fazer contas, é fazer o aluno entender a conexão entre a Ciência e o mundo em que ele vive”, explicou.

O uso da modelagem como técnica de ensino é o tema de minicurso que será ministrado na sexta-feira (14), às 15h e às 17h, pelo professor do campus Salgueiro, Rônero Domingos. Interessados em participar, que ainda não tenham se inscrito para o evento, podem fazê-lo aqui no blog até amanhã (13). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve entraremos em contato.